quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Movimentos Serpenteantes"


"O Êxtase de Santa Teresa"


Revista Brasileira de Psicanálise, 2007, vol.41,2 .

"Erotismo e religião: um diálogo instigante"

Raquel Elisabeth Pires

Resumo: A partir de uma experiência pessoal, de profundo impacto emocional, evocada pela escultura Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini, desenvolvo algumas idéias sobre as relações entre erotismo e experiência religiosa. Destaco a íntima conexão entre erotismo e religião na arte do período barroco, bem como a escassez de textos psicanalíticos enfocando essa relação. Teço algumas considerações sobre a relação entre psicanálise, religião e erotismo, a partir das idéias de Freud.

Este texto surge de uma experiência vivida em Roma, há cerca de quatro anos, diante de uma escultura de Gian Lorenzo Bernini – O êxtase de Santa Teresa –, na Igreja Santa Maria della Vittoria. Na ocasião fui “arrebatada” por um caleidoscópio de emoções,com profunda mobilização emocional. Foi uma experiência preciosa e marcante. São raros os momentos de nossa vida em que temos o privilégio de ser tocados de forma tão profunda e significativa. Percebo como, ainda hoje, ela não só permanece ressoando dentro de mim, como também vem promovendo desdobramentos, por exemplo, a elaboração deste texto, no qual desenvolvo algumas idéias sobre as relações entre o místico e o erótico. Vou tentar compartilhar essa experiência, porém, acredito que a palavra não alcançar o que realmente foi ali vivenciado. A natureza do que estava sendo representado – o êxtase –, assim como as imagens evocadas em mim estão além daquilo que a linguagem pode transmitir. Ao contemplar a cena mística representada nessa obra, além da rara beleza e sensibilidade, saltou-me aos olhos a exuberância do erotismo ali presente. Há uma explosão de sensualidade que se irradia pela escultura. Junto com os sentimentos do êxtase místico vi figurada,de maneira magnífica, a representação de uma experiência de intenso prazer e gozo. A genialidade de Bernini conseguiu transformar a frieza e dureza do mármore numa criação quetransmite movimento, leveza, emoções sublimes e calorosas, além de extrema voluptuosidade.
Chama atenção a languidez do corpo da santa, os movimentos serpenteantes de seu traje, bem como sua expressão facial de êxtase, desfalecimento e exaustão. Seus olhos fechados acentuam ainda mais a manifestação do prazer orgástico. “O prazer se expande pelo panejamento em ondulações gozozas irreprimíveis”, são as palavras de Bataille para expressar sua vivência diante dessa criação do grande mestre do barroco italiano.


http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/rbp/v41n2/v41n2a14.pdf


O Êxtase de Santa Teresa é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) um dos maiores escultores do século XVII, representando a experiência mística de Santa Teresa de Ávila trespassada por uma seta de amor divino por um anjo, realizada para a capela do cardeal Federico Cornaro. A madre Teresa de Jesus, nascida Teresa de Cepeda y Ahumada morreu em Alba de Tormes em 4 de Outubro de 1582.

Esculpida durante o período de 1645-1652, seguindo as tendências do estilo barroco, hoje ela se encontra em um nicho em mármore e bronze dourado na Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vittoria, Roma. A beleza da obra se deve ao uso da iluminação e da fidelidade da escultura, que conferem à obra sensibilidade, pois o escultor aplicava em suas esculturas o uso de corpos alongados, gestos expressivos, expressões mais simples mas mais emocionadas.

Bernini seguia as determinações da Igreja Católica Romana, que diziam que a a arte religiosa deveria ser inteligível e realista, e servir, acima de tudo, como um estímulo emocional à religiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário