quarta-feira, 10 de junho de 2009

"A ingênua Blossom Dearie representa a fatia mais doce do jazz"


"A cantora Blossom Dearie, tema desta edição"


Blossom Dearie / Try Your Wings
http://www.youtube.com/watch?v=I_8iz0KQD7o


22/12/2007
A ingênua Blossom Dearie representa a fatia mais doce do jazz
VINICIUS MESQUITA
Editor-assistente da Home Page do UOL

A cantora Blossom Dearie, tema desta edição

Blossom Dearie jamais figuraria em alguma enquete musical entre as dez mais importantes cantoras de jazz de todos os tempos. Nem poderia. Piadista e descompromissada, Dearie, também pianista, nunca se preocupou em transmitir o perfil dramático geralmente aliado a cantoras mais reverenciadas, como Billie Holiday ou Sarah Vaughan. Não pegou pesado no álcool ou nas drogas como Anita O'Day ou foi politicamente engajada como Shirley Horn.

Blossom Dearie foi (ainda é) a cantora sensível, quase infantil, equipada com um timbre de voz adocicado, pouco potente, mas afinadíssimo. Traduziu com nitidez o quadro mais clichê da alienada cantora dos clubes esfumaçados, ansiosa para ser descoberta por caça-talentos de alguma grande gravadora.

Neste programa, traduzimos um período de mais de 20 anos da carreira de Blossom, entre os anos 1950 e 1970. No primeiro bloco, trazemos alguns exemplos de gravações realizadas entre 1956 e 1958 com a Verve Records: "They Say It's Spring", "Plus Je T'Embrasse" (para lembrar dos bons tempos de início de carreira, na França), "I Walk a Little Faster" e "It Amazes Me". As duas últimas, compostas por Cy Coleman, um de seus favoritos.

Na seqüência, mostramos a última fase na Verve, com standards mais poderosos, quando o objetivo era aumentar a venda dos discos: "Dance Only With Me", "Someone to Watch Over Me", de George e Ira Gershwin, "Rhode Island Is Famous for You" e "Always true to You in My Fashion", de Cole Porter.

Acompanhada por uma orquestra, Blossom gravou um álbum pela Capitol em 1964, novamente recheado de clássicos mundiais: "Something Happens To Me", "I'm In Love Again", "Quiet Nights (Corcovado)" e "I'm Old Fashioned".

Um de seus álbuns prediletos foi gravado ao vivo, no clube londrino Ronnie Scott, em 1966. Neste disco, é possível avaliar o traço comediante e descontraído. Destacamos "When The World Was Young", "Once Upon A Summertime, "The Shape of Things" e "Satin Doll", de Duke Ellington.

Nos anos 70, atenta ao panorama musical da época, trilhou um caminho mais pop, atravessando o folk hippie em voga com canções como "That's Just the Way I Want To Be", "Hey John" e "Both Sides Now", esta última composta por Joni Mitchell. Blossom até gravou especiais para crianças na televisão, interpretando a tabuado do oito em "Figure Eight

Nenhum comentário:

Postar um comentário