terça-feira, 9 de junho de 2009

"Ferenczi , psicanalista húngaro"



FERENCZI (1873- 1933)

Este é o site de Estudo, Pesquisa e Transmissão do Psicanalista Sandor Ferenczi editado por um Psicanalista que estará sempre em Formação.

Sandor Ferenczi (1873-1933), médico psiquiatra, psicanalista húngaro, originário de uma família de judeus poloneses imigrantes e o clínico mais talentoso da história do freudismo. Estava ligado a Freud, desde1906, sendo o discípulo favorito, e um dos raros amigos, é com E. Jones e K. Abraham, um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento da psicanálise fora da Áustria. O sucesso das idéias freudianas na Hungria permitiu que Ferenczi abrisse uma clínica e até mesmo, durante a curta duração do governo Bela Kun, que ensinasse psicanálise na universidade. Porém, a partir de 1923, começam a surgir divergências entre Freud e Ferenczi, alimentadas pela complexidade dos vínculos afetivos existentes entre eles.

Foi no plano técnico que Ferenczi desenvolveu suas contribuições mais originais. A fim de evitar que uma parte demasiado grande da energia psíquica encontrasse satisfações substitutivas, o que iria entravar o tratamento, ele propôs uma “técnica ativa”, que proibiria tais satisfações, mas que também poderia incitar a enfrentar as situações patológicas. Diante das dificuldades ligadas a essa técnica, que, amiúde, reforçava as resistências, ele modificou por completo sua técnica, que irá se assemelhar a uma forma de relaxação. Finalmente, chega a conceber uma espécie de análise mútua, destinada a impedir que os desejos inconscientes do analista interfiram no tratamento. Hoje, suas soluções quase não são retomadas, mas suas perguntas constituem a prova de uma consciência aguda de sua responsabilidade terapeuta.

No plano teórico, as pesquisas de Ferenczi objetivam a constituição de uma nova ciência, a bioanálise, que é uma extensão da teoria psicanalítica à área da biologia, ou à psicanálise das origens, segundo a qual a existência intra-uterina seria a repetição de formas anteriores de vida, cuja origem é marinha. O nascimento seria a perda do estado originário, ao qual todos os seres vivos aspiram retornar.

Diferente de Freud, que fez de tudo para livrar-se dela, Ferenczi interessou-se ao longo de toda sua obra pela Hipnose, porém sem utilizar-se de técnicas hipnóticas para realizar a cura psíquica. Ferenczi pôde se interessar pelas situações onde o psíquico se fazia articular hipnoticamente, seja através do impacto das experiências traumáticas, seja pelo viés da transferência na clínica, ou mesmo pela forma como se formalizavam as identificações na cadeia desejante dos seus pacientes. A hipnose mostrou ser para Ferenczi , menos um fenômeno do que uma materialização constituinte do desejo humano .

Ferenczi também contribuiu de forma interessante à teoria do simbolismo. Por outro lado, abriu o caminho para uma abordagem mais atenta das relações primárias da mãe com o filho, que iria ser desenvolvida por Alice e Michael Balint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário