sábado, 20 de março de 2010

Pigmalião 70



Pygmalion_and_Galatea_(Normand).jpg‎ (392 × 600 pixel, tamanho do ficheiro: 63 KB, tipo MIME: image/jpeg)


Fotos e musica da novela Pigmalião 70 (1970), original de Vicente Sesso, dirigida por Regis Cardoso para as 19 horas.

Com o enorme sucesso da novela Beto Rockfeller (1969) na rede Tupi, a rede Globo resolveu modernizer suas tramas, e em menos de 6 meses todos os melodramas de epoca estavam encerrados e novas novelas com tema atuais entravam no ar.

Pigmalião 70 foi a primeira novela moderna no horario das 19 horas na emissora, substituindo a novela de epoca A Cabana do Pai Tomas (nessa, ate o presidente americano Abe Lincoln participava!). O talentoso Vicente Sesso (um autor que nunca recebeu o credito que merece), se inspirou no romance de Bernard Shaw, Pigmalião, onde um homem transforma uma mulher simples em uma dama da sociedade, e no processo se apaixonando por sua criação. Vicente Sesso inverteu os papeis: na novela, Cristina (Tonia Carrero), uma mulher rica da sociedade, resolve ensinar Nando (Sergio Cardoso), um feirante rude, a ser um homem fino e sofisticado. Cristina conhece Nando quando vai a uma feira, e logo se antipatiza com esse homem de maneiras grosseiras. Mas em um aposta com amigos, decide provar que pode transformar Nando numa pessoa educada e enganar a alta sociedade; consegue, e acaba se apaixonando pelo novo homem que criara.

A novela foi um grande sucesso, e o estilo criado pelo autor, novelas leves, romanticas e engraçadas marcou esse horario pela decada inteira.

Dessa novela, como quase todas desse epoca, não sobrou nada. Essa imagens são fotografias promocionais da epoca, e a musica Pigmalião 70, composta por Marcos Valle e conduzida por Erlon Chaves e orquestra, era a usada na abertura da trama. A abertura original eram cenas de uma cidade (São Paulo?) vistas de dentro de uma carro, intercaladas com cenas de modelos desfilando numa passarela (Cristina trabalhava no mundo da moda). A sequencia desse video, onde as imagens se repetem com a musica, na abertura original usava um rosto de uma modelo, que se virava para a camera repetidamente. Nessas imagens estão os personagens centrais, Cristina (Tonia Carrero), Nando (Sergio Cardoso), Suzana Vieira (Candinha, a namorada incial de Nando), Norah Fontes (Guiomar), Marcos Paulo (Kico), e Alvaro Aguiar (Magalhães).

Primeira novela de Tonia Carrero na emissora. Ela faria varias novelas consecutivas nesse inicio de decada, seguindo na proxima novela das 19 horas, "A Proxima Atração", passando para a novela "O Cafona" as 22 horas, e voltando para as 19 horas com "O Primeiro Amor" e "Uma Rosa Com Amor". Depois so' voltaria as novelas em 1980 em "Agua Viva".

Nas chamadas promocionais da novela, a emissora anunciava: "Sergio Cardoso e Tonia Carrero, juntos pela primeira vez".

A novela tinha varias ligações familiares: Marcos Paulo era filho do autor, Suzana Vieira era casada com o diretor, e Norah Fontes era a mãe do diretor.
Categoria: Viagens e eventos

Palavras-chave: Pigmalião Pigmaleão 70 Tonia Carrero Sergio Cardoso Suzana Vieira Vicente Sesso Regis Marcos Paulo novela antiga anos rede Globo

hclchicago
30 de abril de 200

Nenhum comentário:

Postar um comentário