segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Anatol Rosenfeld:Cachaça, Calouros do Ar Futebol Clube





Calouros do Ar Futebol Clube


Fundação 01 Janeiro 1952
Endereço Rua Aspirante Mendes 875 Aerolândia
CEP 60851-280 Fortaleza/CE Tel. (85) 2724651
Estádio Brigadeiro Médico José da Silva Porto - 3000 -
Uniforme Camisa com listras verticiais vermelhas, verdes e brancas, calção branco e meias brancas ou verdes
Título Campeão Cearense 1955

2004 Após péssima participação no estadual da Segunda Divisão, o clube foi rebaixado para a Terceira Divisão Estadual

"A festa mesmo dos 40 anos, seria no dia seguinte, 13, domingo, quando jogariam Botafogo e Ceará.

Recordo-me bem de tudo. O Botafogo era dirigido pelo veterano Gentil Cardoso e a delegação ficou no Hotel Iracema, de propriedade do senhor Antônio Português, à rua dos Tabajaras.

Não faltaram as reclamações, principalmente do ''velho marinheiro'' (Gentil Cardoso). Mas era o jeito. No centro só havia o Excelsior e parece que fechado. Savanah e San Pedro Hotel ainda não eram construídos e, na praia, a diária era mas barata."

e

Anatol ’On The Road’
Rosenfeld, Anatol (autor)
Fernandes, Nanci (organizador)
Guinsburg, J. (coordenador)
Lá pelos idos de 1940, um jacaré no Pantanal levantou a cabeça e tomou um susto: pela estrada ali perto, seu olho bateu num gringo de paletó, gravata e bigode, um fino bigode, olhando com um olhar de espanto e de encanto aquela paisagem. Não era outro senão o que veio a ser conhecido por outros espécimes da fauna tropical brasileira como Anatol Rosenfeld pensando. Com este ar de pensador, embebido na cultura alemã com tempero judaico – Kant e Thomas Mann, Heine e Brecht sob um olhar com piscadelas scholemaleichianas, ou, mais ocidentalmente, peretzianas –, de quem se delicia com a descoberta da cachaça, mas não desterra o chope nem o vinho de Pessach, ele saca de sua caneta tinteiro, modelo 1930, e põe-se a redigir uma série de crônicas e contos sobre o que está vendo, sobre o que viu e sobre o que pretende ter visto. O resultado do cometimento está aí, à vista do leitor, nessa instigante e marcante viagem ’off road’, pelas veredas dos brasis de então, que se lhe oferece na variação luxuriante e ardente de seus cenários no mato e na cidade, e na fala e no ritmo de sua gente, brasileiros, sírios e judeus, tudo e todos matogrossenses e paulistanos como ele, mesmo na tipologia gráfica romanogóticohebraica de seu nome como autor: Anatol Rosenfeld.

J. Guinsburg

Um comentário:

  1. Calouros do Ar, na época integrante da primeira divisão cearense e ainda pertencente à base aérea de fortaleza.

    Gomes, Everto, luciano, quixadá, aracati e jairo. Galeno, fred, raimundinho, adonias e francisquinho. (dácada de sessenta)

    ResponderExcluir