quarta-feira, 24 de junho de 2009

" Martin Buber"


Martin Buber

Buber, Martin (1878-1965), neto de um renomado estudioso da tradição e da literatura judaicas de Viena, passou grande parte de sua infância na casa do avô. Estudou em Viena, Leipzig, Berlim, Zurique e cedo aderiu ao Movimento Sionista, por razões de natureza religiosa e cultural, muito mais do que política.
A partir de 1924, e até 1933, lecionou Filosofia da Religião na Universidade de Frankfurt, período em que editou uma importante revista judaica e, em parceria com Franz Rosenzweig (1886-1929), traduziu o Velho Testamento do hebraico para o alemão.
Em virtude da perseguição nazista, com a ascensão de Hitler ao poder, Buber viu-se forçado a deixar a Alemanha, passando, desde então, a lecionar na Universidade Hebraica de Jerusalém.
Em Israel, foi um importante interlocutor, nos anos após a Segunda Guerra e após a Guerra de Independência de Israel, nos esforços de reaproximação entre árabes e israelenses e no restabelecimento do diálogo com instituições e intelectuais da Alemanha.
Foi o autor de numerosas obras nos campos de arte, educação, sociologia, filosofia, filosofia da religião, e interpretação bíblica. Entre elas podemos destacar o Eu e o Tu, o Bem e Mal, e a novela Por Amor ao Céu.

(editora perpectiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário