domingo, 28 de junho de 2009

"A alegria é a nossa evasão do tempo: Simone Weil"




Simone Weil (1909-1943)(Paris-França)

Simone Weil
A filósofa da «Espera de Deus»
Esta Terça-feira passam cem anos sobre o nascimento de Simone Weil. Nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1909 e morreu com apenas 34 anos.

«Vinte minutos de atenção»
Vinte minutos de atenção intensa e sem fadiga valem infinitamente mais do que três horas de aplicação de sobrolho franzido que faz dizer com o sentimento do dever cumprido: “trabalhei bem”.

Mas, apesar das aparências, é também muito mais difícil. Há algo na nossa alma que a faz repelir a verdadeira atenção muito mais violentamente do que repugna à carne a fadiga. Esse algo está muito mais próximo do mal que a carne. É por isso que todas as vezes que prestamos verdadeiramente atenção destruímos mal em nós. Se prestamos atenção com essa intenção, um quarto de hora de atenção vale muitas obras boas. (...)

Não é apenas o amor a Deus que tem por substância a atenção. O amor ao próximo, que sabemos ser o mesmo amor, é feito da mesma substância. Os infelizes não precisam de outra coisa neste mundo que de homens capazes de lhes prestarem atenção. A capacidade de prestar atenção a um infeliz é coisa muito rara, muito difícil; é quase um milagre; é um milagre. Quase todos os que crêem ter esta capacidade não a têm. O calor, o ímpeto do coração, a piedade não são suficientes. (...)

A plenitude do amor ao próximo é simplesmente ser capaz de lhe perguntar: “Qual é o teu tormento?” É saber que o infeliz existe, não como unidade numa colecção, não como um exemplar da categoria social etiquetada “infelizes”, mas enquanto homem exactamente semelhante a nós, que foi um dia atingido e marcado com uma marca inimitável pele infelicidade. Para isso é suficiente, mas indispensável, saber pousar sobre ele um certo olhar.

Este olhar é em primeiro lugar um olhar atento, em que a alma se esvazia de todo o conteúdo próprio para receber nela mesma o ser que olha tal como ele é, em toda a sua verdade. Disto só é capaz aquele que é capaz de atenção.
Simone Weil

(D. Manuel Linda é o novo bispo auxiliar de Braga )


" A Condiçao Operaria " (1996)
WEIL, SIMONE / BOSI, ECLEA
PAZ E TERRA
CIENCIAS SOCIAIS-SOCIOLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário